Assine nossa newsletter! Fique por dentro de todos os nossos descontos e novidades!
5 tipos de tabacos plantados no Brasil
5 tipos de tabacos plantados no Brasil
Os tabacos brasileiros tem uma excelente aceitação no mercado americano e europeu. Diversos charutos fazem blends utilizando tabaco brasileiro. No Brasil os tabacos tem seus nomes de acordo com a região de cultivo. Os tabacos Mata fina, por exemplo, são mais escuros, e essa variação se dá pelos diferentes microclimas da região e técnicas de cultivo.
Todas as fábricas de tabaco são localizadas no recôncavo baiano, em diversas regiões diferentes. Uma das cidades mais famosas é São Feliz, berço da fábrica Dannemann. São Félix foi a porta de entrada para uma região centenária de cultivo de tabaco, o Recôncavo.
1. A região do tabaco Mata Fina é a mais famosa, pois é a principal produtora de tabaco hoje. Todo o tabaco dessa região é cultivado no sol (Sun Grown), e recebe em média 1200 mm de chuva por ano. Esse tabaco é ideal para fazer belas capas, mas também é utilizado no enchimento dos charutos. As folhas são colhidas uma a uma e secadas em celeiros, enquanto o tabaco para o miolo e capote são colhidos cortando-se e depois deixando-a secar.
2. Já o tabaco Mata Norte não recebe tanta chuva na região, também é cultivado no sol, porém as folhas são deixadas ao ar livre para secar. Esse tabaco deixa o fumo mais encorpado e picante, então é geralmente utilizado em blends para equilibrar. Não é próprio para fazer capas.
3. O tabaco da Mata São Gonçalo produz capas muito bonitas, com brilho e texturas especiais, utilizando cacau como fertilizante.
4. A região da Mata Sul já produziu muito tabaco mas ultimamente se dedica mais a produção de cacau.
5. A variação Sumatra também é cultivada no Brasil, mesmo não sendo nativa daqui. É famosa pelas suas belas capas, são mais fracas em sabor e mais ácidas, por isso não é utilizada para enchimento.